terça-feira, 4 de março de 2008

Quem está a favor de esventrar o Toural?



Eu estou decididamente contra!

A história faz-se não só de mudança como também de preservação! Para mim, esburacar o Toural, praça nobre a nossa cidade, para lhe fazer um parque de estacionamento e um túnel, tem tanto de originalmente aberrante como de plágio provinciano.

Originalmente aberrante, porque querem destruir um dos monumentos desta cidade, um dos seus postais ilustrados. É como se quisessem construir um aparcamento subterrâneo debaixo do castelo. Inimaginável. A avenida dos Aliados no Porto sofreu muito e perdeu muita vida com alterações do género.

O plágio provinciano surge do outro lado da Falperra, eles lá também têm uma avenida central com um parque subterrâneo uma cidade e com muitos túneis...

Em vez de retirar de vez o trânsito do centro da cidade, querem fazer precisamente o contrário..

Podiam era resolver de vez esta questão, e construir um aparcamento automóvel de acordo com as reais necessidades da cidade, de uma vez por todas.

Agora abrir o Toural é que não, andar por ali anos e anos em obras intermináveis...Não me parece o mais correcto. Então tendo em conta que 2012 está a 4 anos de distância, seria uma boa forma de mostrar a cultura portuguesa no que diz respeito a obras públicas, atrasos e derrapagens.

4 comentários:

bateman disse...

eu achava bem era fazer um shopping no castelo...

Anónimo disse...

Até parece que há dinheiro de sobra.

Anónimo disse...

Não pertenço à vossa cidade, mas conheço-a bem e todas as semanas estou em Guimarães, ma s estou de acordo que esboracar o toural, lugar lindo e digno de ser visitado, acho um disparate e um atentado ao patrimonio nacional. Com ideias destas até vou ter de dar razão ao batman em que diz para fazer uma shopping no castelo e um motel no palacio dos duques. Um bem aja a todos.

Nuno disse...

Sou do porto mas mudei-me para Guimarães, é a minha cidade adoptiva.
Os Aliados não estão menos activos do que eram antes- simplesmente limparam canteiros inúteis e os carros do centro da praça e agora dá para ver as coisas como são na cidade: vazias.
A proposta para o Toural é absurda- quando vi a ideia do túnel pela primeira vez juro que pensei que era uma piada. Sou defensor de uma reformulação do Toural (os canteiros são inúteis mas árvores são abrigos) mas nada de limpezas absolutas nem escavações no património...