domingo, 2 de setembro de 2007

Leite-Creme, um histórico entre as sobremesas!

O leite-creme é uma das sobremesas mais famosas que se conhecem.

Provavelmente tem algo que ver com o titilante contraste entre o frio e cremoso manjar com a crocante e quente camada de açucar queimado. Este prato deve ser preparado com cuidado, pois é muito fácil errarmos na sua confecção.
As primeiras receitas de leite-creme datam do século XVII. Se as suas origens remontam a França, Inglaterra (Crème brulée) ou mesmo Espanha (Crema Catalana), é pouco claro.

A primeira vez que se viu a receita de leite-creme foi num livro de Massaliot’s que data de 1691 em França. François Massaliot’s nasceu em Limoges em 1660 e morreu em 1733 em Paris. Ele preparou refeições para Monsieur Philippe, duque de Orleães, irmão de Luis XIV, Madame Princess Liselotte, mulher de Monsieur Philippe. Também preparou refeições para o Delfim (The Dauphin) e vários duques e marqueses. Desta forma é seguro dizer que foi um cozinheiro de sucesso.

No entanto o Trinity College de Cambridge, Inglaterra, também reclama como sua a origem do doce manjar. Eles defendem ser o primeiro produtor desta sobremesa no século XVII, onde o denominaram de “Cambridge Burnt Cream” ou “Trinity Cream” onde tinham um ferro de queimar o açucar especial, pois tinha o símbolo oficial do Trinity College.

Já nos tempos do Império Romano se conheciam as propriedades dos ovos. Eram muito bons em elaborar receitas baseadas em ovos. E pensa-se que o leite creme não tenha sido excepção. Desde então até aos nossos dias as receitas de leite-creme têm evoluído.

Hoje em dia as variedades de leite-creme existentes são infindáveis. E há mesmo quem afirme que há tantas receitas de leite-creme quantas as pessoas que o confeccionam. É um prato simples mas delicioso, que é mundialmente famoso e reconhecidamente bom.

Leite-Creme... Quem não gosta?

1 comentário:

Unknown disse...

Muito bom ajudou no meu trabalho de espanhol!!